sábado, 3 de abril de 2010

Givanildo, o puro



As peripécias do repórter Givanildo, estrela única do programa Sem Meias Palavras, mereceram as páginas da edição 182 da Trip. Na matéria, publicada em outubro do ano passado, a revista desvendou o cotidiano simples de Givanildo, o homem que revelou ao mundo Jeremias e uma infinidade de outros personagens que chegam às delegacias de Caruaru.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Novos Baianos e um outro baiano



A ligação quase telepática entre João Gilberto e os Novos Baianos é o tema desse O Som do Vinil. No programa, o ex-titã Charles Gavin fala sobre Acabou Chorare, de 1972, considerado um dos discos mais influentes da história da MPB, onde o grupo apresentou uma salada de gêneros tão distantes como rock e baião de uma forma saborosa numa renovação da experiência tropicalista.
A mão de João Gilberto é tão marcante na sonoridade do disco que o próprio nome Acabou Chorare surgiu de uma história contada por ele. Sua filha, Bebel, que então estava aprendendo a falar e misturava o português com o espanhol, abriu um berreiro depois de tropeçar. Era manha de criança, mas João ficou preocupado. Para mostrar que não foi nada e tranquilizar o pai, Bebel disse: "Acabou chorare". Genial, né?

terça-feira, 30 de março de 2010

Do tempo da pianola...

Scott Bradlee é dos meus. Afinal, só sendo muito prezepeiro para transformar sucessos dos anos 80 em ragtime. A mistura é irresponsável, mas desce macio e reanima.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Vale quanto pesa



648 mil dólares era o valor de um HD da IBM com míseros 2.5GB em 1980. Interligando oito, chegava a 20GB e o peso era de 2 toneladas. Soa ridículo!

O som e a fúria - um tributo a Jim Marshall

"Northern California Folk Rock Festival, em San Jose, 1968. Eu acho que nunca tinha dito três palavras para Jim Morrison. Nós estávamos no lado do palco e eu estava fotografando. Só faltando apenas um quadro no rolo, Jim disse, 'Ei, Marshall, você quer uma foto?' e olhou na direção da minha câmera. Ele era um daqueles caras em seu próprio espaço. Nunca cheguei perto dele. Minha impressão de Morrison foi que ele era como C.S. Lewis, espiritual sem ser religioso".



Jim Marshall, que morreu dia 24 de março, aos 74 anos, era o fotógrafo do momento único. Ele sintetizou, talvez como nenhum outro, o cenário rock de 1960 à 70. É dele a imagem de um Jimmy Hendrix possuído ateando fogo em sua Stratocaster. Ele foi o único fotógrafo a ter acesso ao backstage do último show dos Beatles e o fotógrafo oficial do The Who, em Woodstock. 500 capas de discos levam seu nome, além disso, fez fotos clássicas de Miles Davis, Coltrane e uma lista de chefões do rock que inclui Stones, Dylan, Cash, Joplin, Cream e Zeppelin. Seguem algumas fotos de Marshall. Tem mais no site dele.









"Uuuaaaaaaawwww"



O ”Wilhelm Scream” (ou grito de Wilhelm) é o clichê mais popular entre os efeitos sonoros do cinema americano. Aparece sempre em cenas de morte, quando alguém é arremessado ou quando cai, já tendo ecoado em 149 filmes, incluindo blockbusters como Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e O Senhor dos Anéis. Hoje em dia é usado como piada interna da indústria. A promessa é que ele seja ouvido novamente em Homem de Ferro 2. Acima, uma compilação dos gritos, que com certeza você já ouviu em algum filme.