sexta-feira, 5 de março de 2010

Mais sexo no Canal Brasil

Quarta foi ao ar mais um capítulo da série A História Sexual da MPB. O tema da vez foi o aparecimento da sensualidade na música popular, que ficou mais evidente na virada dos 1960 para os 1970, com letras mais ousadas que refletiam o período da contracultura e a revolução sexual. Uma das revelações mais interessantes do programa foi de Roberto Menescal, contando que Elis Regina gravou a contragosto Dois pra Lá Dois pra Cá, uma das mais belas letras da música universal e que mais tarde se tornaria um clássico no repertório da cantora. O resto é história.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sad but true



"Essa deve ser inédita. James Hetfield está sentado no lounge do hotel em que a banda está hospedada em Paris, o super-chique Saint James Club, e está usando uma gravata. Mas existem algumas circunstâncias adversas envolvidas na ocasião. O loiro e leonino guitarrista e vocalista surgiu de seu quarto com seu uniforme costumeiro - camiseta preta, jeans preto e botas pretas - empolgado para pedir a primeira cerveja da tarde, quando o maitre o informou com polidez fria: as regras do local exigem que os cavalheiros usem gravata."

Assim começa a matéria de David Fricke, publicada na Rolling Stone no início dos 1990. Fricke era editor da revista e fez um ensaio brilhante sobre a banda, que na época estava assustada com a fama mundial após o "black album". Grande leitura!

terça-feira, 2 de março de 2010



Achei esse vídeo sensacional! Um programa americano gravou o carnaval carioca de 1955. O melhor é que foi filmado em cores. Ótimo registro de como era a folia na Av. Rio Branco e no baile do Municipal.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Bom tempo para o Rio

Para comemorar o aniversário do Rio de Janeiro, resolvi tirar da gaveta a linda canção Bom Tempo, do Chico Buarque. Apesar de não citar na letra a cidade, a música tem um jeitão ensolarado que é típico do carioca. Essa versão raríssima, de 1973 do programa Ensaio, tem uma levada bem diferente da gravação original, com uma ginga irresistível, meio maxixe, meio sambão rasgado. Fazendo o acompanhamento, MPB-4, na medida certa.

"Satisfeito, a alegria batendo no peito
O radinho contando direito
A vitória do meu tricolor..."

E que venham dias melhores.