sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

7 bilhões em ação


Com a expectativa de que a população mundial chegue a 7 bilhões de pessoas em 2011, a revista National Geographic aproveita o tema para mostrar os problemas gerados pela explosão demográfica num futuro nem tão distante.

Feliz Ano Velho

Como era o Ano Novo na primeira década do século 20. A bebedeira é do tempo da vovó com dente.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gaiarsa só pensa naquilo...


O psiquiatra José Ângelo Gaiarsa faleceu em outubro passado, com 90 anos. Ele foi pioneiro ao introduzir as teorias de Carl Gustave Jung no Brasil e também foi responsável por divulgar as teses do ideólogo da revolução sexual, William Reich. Sua importância foi recordada na edição de dezembro da Revista da Cultura.

De 1983 a 1993, ele ficou famoso ao dar conselhos emocionais e analisar ao vivo as donas de casa no programa Dia-a-Dia, da Rede Bandeirantes. Eu lembro dele nessa época, aterrorizando as senhorinhas com pensamentos polêmicos. Para escândalo de muitos, Gaiarsa criticava abertamente a estrutura familiar clássica e defendia que o casamento só se mantém com traição. 

Na série de vídeos abaixo ele fala sobre sexo, relacionamento e o papel do homem e da mulher na sociedade, entre outros assuntos.

26 anos de Rock In Rio


O Arquivo N relembra os 26 anos do primeiro grande festival de música no Brasil, o Rock In Rio. Músicos e jornalistas que estiveram lá falam porque a primeira edição foi tão especial.

O incrível mendigo com voz de ouro



No jargão jornalístico faits divers são fatos curiosos que fogem do habitual, do tipo que dão um nó na cabeça e fazem a gente não acreditar no que leu. Carlos Heitor Cony é um dos que adoram fait divers. Ele acha divertido quando a realidade parece mais absurda que a ficção.

A história de Ted Williams é um exemplo disso. Um mês atrás ele mendigava numa auto-estrada do estado americano de Ohio. Pedia esmola e carregava um cartaz dizendo possuir “o dom da voz dado por Deus”. Até que um repórter de um jornal local o descobriu, fez um vídeo com ele e postou no Youtube há quatro dias. Desde então Ted já foi visto por mais de 11 milhões de pessoas e se tornou uma celebridade instantânea.

Agora não faltam convites de emprego. Após o sucesso repentino ele recebeu propostas de empresas grandes como MTV, ESPN  e a liga de futebol americano. Mas ontem ele assinou com um time de basquete, para ser locutor dos jogos.

 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Motivacionais para uma segunda arrastada

Tem mais poster motivacional pra hoje...

A música que ninguém conhece



Hollywood adora um final feliz numa festa de Ano Novo, e diversos filmes terminam desse jeito (o meu favorito é esse aqui). E pode reparar, a música de fundo é sempre a mesma. Essa canção se chama Auld Lang Syne e foi escrita no século 18 pelo poeta escocês Robert Burns. Ela faz parte da tradição do Ano Novo nos países de língua inglesa, por isso é tão popular por lá. A letra fala de antigas amizades e pode ser entendida como "pelos velhos tempos", no tipo de expressão que antecede um brinde. Os americanos a chamam cinicamente de "a música que ninguém conhece" porque apesar de sua melodia ser bem famosa, poucos sabem toda a letra. 





Apesar de não tocar no réveillon brasileiro, Auld Lang Syne ganhou uma bonita versão de Alberto Ribeiro e Braguinha, chamada Valsa da Despedida.