sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tony Curtis, 85 anos



Ele era charmoso, bonito e um grande astro, mas quando atuava, Tony Curtis tinha uma queda pelos desclassificados. Ele será sempre lembrado pelo ótimo Quanto Mais Quente Melhor e outras comédias, mas suas melhores atuações foram em papéis dramáticos. Como em A Embriaguez do Sucesso (1957). Poucos filmes capturaram tão bem a corrupção em diálogos deliciosamente sórdidos, bares enfumaçados e criaturas venenosas. Curtis faz Sidney Falco, um assessor de imprensa mesquinho e bajulador capaz de tudo para agradar um poderoso colunista vivido por Burt Lancaster. Curtis está sensacional, no que para muitos foi seu melhor papel.



Ele se descatou também em O Homem Que Odiava as Mulheres (1968) -- um título misógino para The Boston Strangler, no original. Para interpretar o serial killer Albert DeSalvo, Curtis tingiu o cabelo, usou lentes de contato para escurecer os olhos azuis e engordou alguns quilos. Mas o que realmente impressiona é a densidade psicológica que empresta ao personagem. O filme soa datado, no entanto, vale conferir a brilhante performance do ator.



Weslian Roriz, a candidata desgovernada


Amor, carinho e assessores técnicos: assim pretende governar Weslian Roriz, esposa de Joaquim Roriz (PSC), que assumiu seu lugar após ele ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Weslian está em segundo lugar nas pesquisas e foi a atração do debate eleitoral da Globo. Olha o desembaraço da tia...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tiririca - o filio do Braziu

O maior picareta do Brasil no Festival do Rio


Sábado, dia 2, será exibido no Festival do Rio o aguardado documentário Vips - Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano. O filme mostra as falcatruas de Marcelo Nascimento da Rocha, considerado o maior picareta do Brasil, título que não é pra qualquer um!


Entre mil e uma armações ele se passou por filho do dono da Gol, guitarrista do Engenheiros do Havaii, olheiro da seleção, campeão de Jiu-jitsu, policial, piloto do narcotráfico e até líder do PCC. Além do documentário, suas histórias deram origem a um livro (de mesmo nome) e inspirou o filme VIPs, com Wagner Moura e direção de Toniko Melo, que já passou no Festival e deve estrear nos cinemas em março de 2011.

Rebeldia inédita

A LIFE publicou uma série de fotos inéditas, feitas em 1965, com um grupo de Hells Angels.

"De Jesse James a Tony Soprano, os foras da lei sempre ocuparam um lugar ambíguo no imaginário popular dos Estados Unidos: temos medo e nojo de seu apetite por violência, ainda assim, nós invejamos e cobiçamos sua liberdade. No começo de 1965, o fotógrafo da Life Bill Ray e o escritor Joe Bride passaram várias semanas com uma quadrilha que, até hoje, personifica nossa esquizóide relação com a rebeldia : Hells Angels. Aqui, em uma galeria de fotografias nunca publicadas, Ray e Bride recordam seus dias e noites com Buzzard, Hambone, Big D, e outros anjos (e suas "senhoras") num momento em que o rugido de Harleys e a visão de motociclistas de cabelos compridos ainda era novo, estranho, e para a média, os cidadãos cumpridores da lei, simplesmente terrível."

Tem mais no site da LIFE.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Show de percussão


Nereu Gargalo do Trio Mocotó dá um show de percussão no programa do Jô. Pra quem não sabe, Nereu  está para o pandeiro como Jimmy Hendrix está para a guitarra. O vídeo foi uma descoberta do blog Tocando Pandeiro!, da minha amiga e colaboradora de plantão Ana Luisa. Valeu, Aninha!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Geraldo Vandré, o último exilado

Após um longo isolamento de 40 anos, Geraldo Vandré quebrou o silêncio. O homem mais solitário da MPB foi entrevistado por Geneton Moraes Neto para a Globo News. Ele abandonou o mundo artístico e vive hoje com os rendimentos de servidor aposentado da extinta Sunab (Superintendência Nacional do Abastecimento).
 
Mas mesmo afastado sua vida continua cercada de mistério. Há quem diga que durante a ditadura ele foi perseguido, sofreu tortura e foi castrado. Vandré, porém, nega essa e outras versões para sua história. E surpreende ao se mostrar um aficionado pela Aeronáutica, tendo inclusive escrito a canção Fabiana em homenagem à FAB.