segunda-feira, 29 de março de 2010

O som e a fúria - um tributo a Jim Marshall

"Northern California Folk Rock Festival, em San Jose, 1968. Eu acho que nunca tinha dito três palavras para Jim Morrison. Nós estávamos no lado do palco e eu estava fotografando. Só faltando apenas um quadro no rolo, Jim disse, 'Ei, Marshall, você quer uma foto?' e olhou na direção da minha câmera. Ele era um daqueles caras em seu próprio espaço. Nunca cheguei perto dele. Minha impressão de Morrison foi que ele era como C.S. Lewis, espiritual sem ser religioso".



Jim Marshall, que morreu dia 24 de março, aos 74 anos, era o fotógrafo do momento único. Ele sintetizou, talvez como nenhum outro, o cenário rock de 1960 à 70. É dele a imagem de um Jimmy Hendrix possuído ateando fogo em sua Stratocaster. Ele foi o único fotógrafo a ter acesso ao backstage do último show dos Beatles e o fotógrafo oficial do The Who, em Woodstock. 500 capas de discos levam seu nome, além disso, fez fotos clássicas de Miles Davis, Coltrane e uma lista de chefões do rock que inclui Stones, Dylan, Cash, Joplin, Cream e Zeppelin. Seguem algumas fotos de Marshall. Tem mais no site dele.









Nenhum comentário:

Postar um comentário