sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O outro Woodstock


Enquanto os hippies curtiam "três dias de paz e amor” em Woodstock, um outro festival igualmente importante acontecia no Harlem, em Nova Iorque. O Harlem Cultural Festival, que ficou conhecido como Black Woodstock, foi uma série de concertos no verão de 1969. Por lá passaram grandes nomes da música negra norte-americana: B.B. King, Nina Simone, Stevie Wonder, Sly & the Family Stone, Mahalia Jackson, Gladys Knight e o jazzista Mongo Santamaria tocaram para um público de 100 mil pessoas.

O evento foi uma mistura de show de rock, encontro religioso e palanque pelos direitos civis da comunidade negra. Com o Black Power em alta, a mensagem predominante era de que chegara a hora dos negros tomarem o poder pelas próprias mãos e construirem seu destino.




Uma das cenas mais marcantes do Harlem Cultural Festival foi a apresentação de Nina Simone, cantando Ain't Got No / I Got Life, música que virou um verdadeiro hino de liberdade. Infelizmente, nenhuma emissora de TV ou estúdio se interessaram pelo Festival e nada mais foi exibido desde então. O show de Nina Simone é uma exceção porque fez parte de um documentário da cantora. A maior parte das 50 horas de gravação continuam inéditas até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário