quinta-feira, 22 de julho de 2010

Funnyman, o primeiro herói judeu


Juntos, o escritor Jerry Siegel e o desenhista Joe Shuster criaram o super-herói mais famoso de todos os tempos: Super-Homem, que dispensa apresentações. Curiosamente, eles também fizeram um dos mais obscuros. Seu nome era Funnyman, o primeiro herói judeu dos quadrinhos, que foi agora resgatado do esquecimento nas 200 páginas do livro Siegel and Shuster’s Funnyman, de Thomas Andrae e Mel Gordon, lançado pela editora Feral House.

Publicado pela primeira vez em 1947 na Magazine Enterprises Comics, o quadrinho durou apenas seis edições, e logo que saiu de circulação caiu no limbo. Funnyman era um comediante que usava calça de palhaço e fazia piadas desconcertantes para lutar contra o crime. O personagem foi mais uma tentativa frustrada de Siegel e Shuster em recriar o sucesso obtido com o Super-Homem, mas acabou marcando o declínio da dupla.

No livro, o personagem é lembrado como a expressão mais direta do judaísmo nos quadrinhos, além disso, os autores aproveitam para fazer uma ampla análise da história do humor judaico e procuram chamar atenção para as origens étnicas do Homem de Aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário