quinta-feira, 20 de maio de 2010

Janelle Monáe: ela tá com tudo


Janelle Monáe é uma garota de topete. E não falo só do seu excêntrico penteado étnico lembrando uma Grace Jones "pimpada", mas de toda a marra que sabe esbanjar. Ela dança como James Brown, canta divinamente e tem estilo de sobra. Atualmente seu nome está cotadíssimo, tanto que quase faturou, em 2009, o Grammy de Melhor Performance Urbana / Alternativa.

Janelle, 25 anos, começou a carreira sendo apadrinhada por Big Boi, metade criativa do Outkast. O rapper ficou tão impressionado com sua musicalidade que a colocou no álbum da dupla, de 2006. No ano seguinte Janelle lançaria seu primeiro trabalho solo, o conceituado Metropolis. Seria uma peça dividida em quatro partes, ou suítes, inspirada no filme de 1927, do diretor Fritz Lang. As faixas giram em torno da andróide Cindi Mayweather, alter-ego da cantora, que seria recebida como messias no ano de 2719. Ou seja, viagem pura.


O disco não chegou a ser finalizado como planejado, porque no meio do caminho ela assinou com o selo Bad Boy Records, de Sean "Diddy" Combs. O disco saiu em 2009, só com a primeira parte, e se chamou Metropolis, Suite 1: The Chase. Essa semana Janelle colocou na rua The ArchAndroid, com a segunda e a terceira suítes de Metropolis. O som é arrebatador, assim como sua presença andrógina, e vem colecionando elogios da crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário